quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Abril de 2008

Durante o mês de Abril, destacam-se as seguintes actividades associativas:

6 de Abril de 2008–Tarde de Folclore comemorativa do 33.º aniversário do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.

O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GFCN) organizou, mais uma Tarde de Folclore, comemorativa do seu 33.º aniversário.
Esta animação decorreu no recinto da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, tendo registado a presença dos seguintes grupos:
· Rancho Folclórico de Vitória de Santo António – Covilhã;
· Rancho Folclórico de S. Cosme de Gemunde – Maia;
· Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Mancelos – Amarante;
· Escola de Folclore D. Olívia Rigor;
· Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
Nesta tarde primaveril, várias centenas de pessoas assistiram ao evento, que se iniciou com um pequeno cerimonial de abertura, onde se destacou a presença dos Srs. Fernando Ferreira e António Faria, Presidente e Vice-Presidente da Federação do Folclore Português, respectivamente.
Neste cerimonial procedeu-se à entrega de lembranças aos grupos participantes pelos convidados e outras singelas, homenagens a elementos do GFCN que mais se destacaram durante o ano de 2008. Seguidamente, foi a vez dos participantes nesta Tarde de Folclore apresentarem em palco as músicas, cantigas, danças e tradições populares das suas terras.

O momento mais esperado da tarde, foi protagonizado pela Escola de Folclore D. Olívia Rigor que se apresentou publicamente para mostrar os progressos que as crianças e adolescentes que a constituem, vêm alcançando depois do trabalho iniciado há cerca de cinco anos.
Esta é uma escola de folclore integrada na actividade do Grecane, criada com o objectivo de permitir aos mais novos os primeiros contactos com a cultura etno-folclórica da sua terra. Foi baptizada com o nome da pessoa que mais contribuiu para a recolha desse património comum, nomeadamente ao nível dos cantares, danças e trajes. Ao final da tarde, o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva encerrou este momento de convívio intergeracional em torno do folclore, com o vira geral da praxe.
Muitos foram os espectadores que subiram a palco para partilhar este momento de dança e alegria. O grupo organizador deste evento completou no dia 22 de Março pp, 33 anos de existência ininterrupta, mas devido ao calendário pascal, o programa das comemorações foi agendado para 6 de Abril de 2008. Colaboram nesta actividade a Comissão de Festas de N.ªSr.ª de Guadalupe e o Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva.

21 de Abril de 2008 - Reunião para a noite dos Museus
Ao início da tarde, dois elementos dos corpos sociais do Grecane (Manuel Vitorino e Amadeu Amorico) participaram numa reunião com técnicos do Museu do Traje para preparação de actividades, no âmbito da noite dos museus, a realizara 17 de Maio próximo.
.
25 de Abril de 2008 - Actuação em Viana do Castelo
Actuação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, nas comemorações do 25 de Abril. Durante este evento, o nosso Grupo também realizou o Feirão da Liberdade.

26 de Abril de 2008 - Feirão
O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva deu continuidade ao Feirão da Liberdade, desta feita, no local habitual, a Praça da República.

27 de Abril de 2008 - Peregrinação em Fátima
O Grupo Folclórico participou na Peregrinação Anual dos Grupos Folclóricos a Fátima, promovida pela Federação do Folclore Português e Associação de Folclore de Leiria – Alta Estremadura. Depois da concentração dos grupos por regiões, cerca das 9h15, foi dada a saudação de boas vindas pelo presidente da Federação. Às 9h30 seguiu-se o desfile dos estandartes, e dos Grupos, até ao Santuário, para participação nas Cerimónias Religiosas. Pelas 10 horas iniciou-se o Terço, seguido de procissão e Missa solene, pelas 11 horas, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima. Pelas 13h45, realizou-se a Procissão do Adeus. As cerimónias foram transmitidas pelo canal de televisão TVI.
Quatro elementos femininos do nosso Grupo, auxiliaram os ministros, na distribuição da comunhão. O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva foi o único agrupamento do Alto Minho a marcar presença em Fátima.

Sem comentários: