2 de Agosto de 2008 - Actuactuação num casamento em Fragoso.
O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GFCN) actuou na boda do casamento da Carla (elemento do Grupo) e Manuel Alfredo, na Quinta do Lagar, em Fragoso. A ambos desejamos as maiores felicidades na vida a dois.
3 de Agosto de 2008 - Exibição do GFCN nas Festas de S. Domingos, em Ventosa, Vouzela.
8 de Agosto de 2008 - Actuação do GFCN num casamento realizado na Quinta do Paço, em Vila Nova de Anha.
14 de Agosto de 2008 - Actuação num casamento, na Quinta de Curvos, em Forjães.
16 de Agosto de 2008 - Actuação em Coimbra
Participação do GFCN na abertura da XXIII edição da Feira das Cebolas, realizada na Praça do Comércio, em Coimbra.

21 de Agosto de 2008 - Participação do GFCN no Feirão Tradicional integrado nas Festas de Nossa Senhora d' Agonia, em Viana do Castelo.
A tasquinha do Grupo ficou situada junto à nova biblioteca municipal, tendo sido bastante concorrida de manhã até ao final da noite. Os petiscos foram sendo dizimados ao longo do dia, obrigando-nos a reforçar a oferta gastronómica para dar resposta a todas as solicitações dos estômagos famintos.
Durante esta jornada houve várias animações pelo GFCN e por outras pessoas que, espontaneamente, participaram nas músicas, cantigas e danças.
22 de Agosto de 2008 - Participação de um elemento do GFCN no Desfile da Mordomia das Festa d' Agonia, que percorreu as ruas da cidade.
.bmp)
23 de Agosto de 2008 - Participação de 20 elementos do GFCN no Cortejo Etnográfico (Parada) das Festas d'Agonia.
.bmp)
A edição deste ano foi alusiva ao centenário do cortejo etnográfico - que começou por se chamar parada agrícola, mostrando os cortejos ao longo deste século.
24 de Agosto de 2008 - Actuação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva no Festival de Folclore integrado na Festas d' Agonia, no anfiteatro da marginal ao rio Lima.
28 a 31 de Agosto de 2008 - Festas de Nossa Senhora de Guadalupe.
Depois do anúncio da festa a 15 de Agosto, com os grupos de Zés Pereiras a percorrerem a freguesia, o últimos dias do mês foram dedicados às festividades em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, cumprindo-se a tradição, com o brio a que todos nos habituamos. Apesar de coincidir com o final do mês e das férias, em particular dos emigrantes, vários milhares de pessoas estiveram em Castelo do Neiva por ocasião destas festas centenárias.
O Grecane esteve presente nas Festas com a habitual tasquinha. Muitas foram as pessoas que por lá passaram, saciando a sede ou reconfortando e estômago com os petiscos. Também serviu de refúgio para os que se abrigaram dos aguaceiros e trovoada de sexta-feira à noite.
Na quinta-feira à noite, na capela de Nossa Senhora das Neves, celebrou-se a eucaristia e o sermão em honra de Nossa Senhora da Bonança, antecedendo a muito participada procissão de velas em direcção à capela da Senhora de Guadalupe. Na sexta-feira, o arraial nocturno com os artistas Vânia Serrano e Luciano da Baía foi marcado pela trovoada estival que afugentou as pessoas da festa. No sábado, as bandas de música de Famalicão e dos Mineiros do Pejão deram entrada ao início da tarde e continuaram a animara o arraial à noite. Ao final da tarde, as atenções centram-se no cortejo etnográfico (parada), com o repositório dos usos e tradições de Castelo do Neiva. com a participação do Grupo de Bombos do Grecane — "Os trambolhões".

No domingo, ao final da manhã, foi celebrada missa solene; a meio da tarde, decorreu a majestosa procissão.

No final, uma tarde de folclore. Organização e participação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva na Tarde de Folclore das Festas de Nossa Senhora de Guadalupe.
Participaram ainda o Grupo Juvenil de Danças e Cantares de Santarém
Rancho Folclórico da Afurada (Vila Nova de Gaia) e oGrupo 1 Salviani", de Savoia de Lucania, Basalicata, Itália.
.bmp)
Foi um momento da festa muito participado, com o recinto repleto de pessoas para assistir às prestações dos grupos que passaram por palco, o que muito dignificou a festa e as pessoas da freguesia pelo acolhimento que também souberam dar..bmp)
.bmp)
Uma vasta moldura humana preencheu o recinto durante as duas horas de espectáculo. À noite, foi a vez do agrupamento musical Sinal Mais animar o terceiro arraial nocturno que, culminou com uma esplendorosa sessão de fogo preso e cruzado.

.bmp)
.bmp)
Sem comentários:
Enviar um comentário