sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dezembro de 2008

No mês de Dezembro a vida associativa foi pautada pela participação ou promoção das seguintes actividades:

2 de Dezembro de 2008 - Torneio de sueca.
Com início pelas 17 horas, realizou-se mais um Torneio de Sueca, integrado no 34.º aniversário do Grecane. Participaram 12 equipas que, para além do convívio, disputaram de forma aguerrida os prémios destinados aos vencedores. A classificação final foi a seguinte:
1.º Lugar - José David Vilas Boas e Vidal - 2 folhas de bacalhau especial
2.º Lugar - Nelson Neiva e Manuel Cavalheiro - 2 folhas de bacalhau graúdo
3.º Lugar - Florbela Torres e Élio Enes - 2 garrafas de wisky

13 de Dezembro de 2008 - Tomada de posse / Assembleia geral.
Pelas 18 horas, realizou-se a Assembleia-geral Ordinária que começou com a tomada de posse dos órgãos sociais do Grecane para o triénio 2008/2011. A composição, saída das eleições de 22 de Novembro, é a seguinte:

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Dr. Manuel Pereira Torres
Vice-Presidente - Amadeu Barbosa de Amorim (que acumula como director do grupo folclórico)


Secretário - Eng.º Arlindo Meireis de Carvalho
DIRECÇÃO
Presidente - Dr. Manuel António Azevedo Vitorino
Vice-Presidente - Manuel Alberto Vaz Couto
Secretário - Bruno José Miranda Branco
Tesoureiro - Paulo Alexandre Vieira Torres
Vogal - Nuno Miguel Vieira da Costa
Suplentes - Paulo Manuel Vaz Rei - Manuel Maninho Pires da Cunha

CONSELHO FISCAL
Presidente - Manuel Pires do Rio
Secretário - Severino Gonçalves de Amorim
Relatora - Cláudia Maria da Silva Fagundes
Suplente - Manuel Olivério Meira Pires


Seguidamente, passou-se à apresentação, discussão e votação do plano de actividades e orçamento para 2009, que foi aprovado por unanimidade.

13 de Dezembro de 2008 - Ceia de Natal.
No final da assembleia geral realizou-se a tradicional Ceia de Natal do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva e da Escola de Folclore D. Olívia Rigor. Cerca de 120 pessoas conviveram na celebração antecipada da quadra natalícia e no rescaldo de mais um ano de árduo trabalho.

17 de Dezembro de 2008 - Lançamento de Livro.
Participação do presidente da direcção no lançamento do livro "Notas do folclore vianês, os grupos e a sua história", realizado no auditório Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Neste evento intervieram Alberto Rego, presidente da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), José Escaleira, autor da introdução ao livro, orientada para os "Caminhos do Folclore – Inovar para preservar", Gonçalo Fagundes, que coordenou a edição e, Defensor Moura, que na qualidade de presidente da Câmara Municipal, enfatizou o papel dos grupos folclóricos na dinamização da cultura popular, que movimenta, semanalmente, cerca de 5 mil pessoas, em todo o concelho.
Esta é uma edição da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho que procura dar a conhecer 25 dos 26 grupos da AGFAM.

25 de Dezembro de 2008 - Janeiras.
Ao final da tarde, iniciamos o cantar das janeiras, como é da tradição, na casa do pároco. O Grupo tem percorrido os diferentes lugares da freguesia, contando com a habitual generosidade dos Castelenses. Mais uma vez entregamos um calendário de parede do Grupo para todos as casas que colaboram nesta importante fonte de receita para as actividades da associação. Na data de saída desta edição, teremos acabado as últimas casas. A todos o nosso sincero agradecimento.

Campainha Monte do Castelo.
Conforme demos conta no último número, procedemos à elaboração de um sorteio para financiar a ajuda a famílias carenciadas da freguesia. Realizaram-se 685 euros em dinheiro, a que acrescem os donativos em espécie para os 2.º e 3.º prémios, oferecidos pela Electro Neiva / Tien 21. Retirando a despesa de 90 euros para o 1.º prémio, apuraram-se 595 euros, que foram canalizados para o apoio em despesas de saúde, do pessoas necessitadas.
Agradecemos a colaboração de todos os que se associaram a esta campanha. Os resultados do sorteio foram os seguintes:
1.º Prémio – N.º 249 – Um Cabaz de Natal
2.º Prémio – N.º 620 – Um Leitor de DVD
3.º Prémio – N.º 586 – Uma varinha mágica.

Sem comentários: