terça-feira, 31 de março de 2009

Março de 2009

No mês de Março, as actividades desenvolvidas foram as seguintes:

1 de Março de 2009 – Passeio.
Com saída pelas 7,30 horas e o regresso pelas 21 horas, cerca de 100 pessoas, entre associados do Grecane, familiares e amigos, participaram num passeio à região do Douro.


Em época de amendoeiras em flor, esta excursão privilegiou a área da metrópole desta região vinhateira. Depois da hora do café da manhã, a primeira paragem fez-se na Rede, com o rio Douro em fundo. Seguiu-se Peso da Régua, com os rebuçados típicos junto à estação de caminho de ferro e o passeio na marginal. No parque da Senhora dos Remédios, em Lamego, durante o almoço, houve pic-nic de convívio, seguido da distensão dos músculos, nesta cidade do Douro-Sul.
O passeio prosseguiu em direcção ao concelho de S. João de Tarouca, com uma vista à Torre e Ponte Fortificada de Ucanha, construção do séc. XII, erigida sobre o rio Varosa, vale onde se produz o reputado espumante da Murganheira e terra do etnógrafo Leite de Vasconcelos.
No percurso de regresso ainda houve tempo para apreciar os vales do Varosa, Douro e Corgo, rumo a Vila Real. Nesta cidade transmontana o convívio continuou, com a merenda e os momentos de animação que precederam a descida do IP4 em direcção a Castelo do Neiva.

7 de Março de 2009 – Assembleia-geral.
Pelas 18 horas, realizou-se mais uma assembleia-geral Ordinária do Grecane que teve como ponto único da ordem de trabalhos a apresentação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas da Gerência de 2009. Este documento foi aprovado por unanimidade dos associados presentes.

14 de Março de 2009 – Feirão da Primaveira.
Durante a manhã, o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva participou e animou o Feirão da Primavera, realizado na Praça da República, em Viana do Castelo. Com um tempo a convidar ao passeio, os petiscos da gastronomia regional, os produtos agrícolas da época e as danças e cantares da nossa terra deram colorido à sala de visitas da cidade.

16 de Março de 2009 – Reunião.
Pelas 21 horas, o director e o ensaiador do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva participaram na reunião da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, realizada nas instalações da Viana Festas, em Viana do Castelo.

22 de Março de 2009 – Tarde de Folclore.
Realizou-se no pretérito domingo, 22 de Março, uma Tarde de Folclore comemorativa do 34.º Aniversário do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GFCN).


O evento decorreu no recinto da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe e contou, por ordem sequencial, com a animação dos seguintes grupos:


- Grupo Folclórico "Os Camponeses de Vila Nova" - Cernache - Coimbra

- Grupo de Danças e Cantares de Mazedo – Monção



- Rancho Folclórico de Nine – Vila Nova de Famalicão



- Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (organizador).


O espectáculo iniciou-se pelas 15,40 horas com um pequeno cerimonial protocolar com os convidados, Rev. Pe. Xavier Amado, Pároco, José Pires - Presidente da Junta de Freguesia e Fernando Dias - Presidente da Comissão de Festas de N. Sr.ª de Guadalupe que procederam à atribuição de lembranças aos grupos intervenientes neste espectáculo. Posteriormente e durante cerca de 90 minutos, a música, as cantigas e as danças tradicionais dos repertórios destes agrupamentos folclóricos animaram este espectáculo de folclore, marcado por uma excelente tarde, de início da primavera.

Durante a sua actuação, o Grupo de Danças e Cantares de Mazedo surpreendeu os presentes com uma singela homenagem ao Pe. Xavier Amado, que foi pároco desta localidade do concelho de Monção e presidente do Grémio Social de Mazedo onde se inclui este grupo.


Ao Grupo Folclórico de Castelo do Neiva coube o encerramento da festa, que finalizou que é habitual, com o vira geral que, congregou no palco, os mais entusiastas do folclore.









Os grupos que se deslocaram a Castelo do Neiva foram acolhidos pelo GFCN que confeccionou e serviu o almoço no Centro Social, local onde também, ao final da tarde, se reuniram os elementos do Grupo para o convívio da praxe.
Por entre petiscos, um copo e uma fatia de bolo de aniversário, os mais pequenos, que integram a Escola de Folclore D. Olívia Rigor deram um pezinho de dança, animando a festa.



Foi tempo de retemperar forças para a nova' temporada, celebrando com alegria mais um aniversário, que coincidiu, este ano com o dia do festival.
Colaboraram nesta iniciativa o Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva e a Comissão
de Festas de Nossa Senhora de Guadalupe, a quem reiteramos o agradecimento público.
Para além da espuma da festa, há todo um trabalho logístico, realizado nos bastidores que é deveras importante para que tudo corra de feição. Saber acolher e receber os visitantes é um imperativo de qualquer anfitrião.
Na foto, fica para a posteridade, a equipa do GFCN que, mais uma vez, confeccionou e serviu as refeições a cerca de 150 pessoas dos grupos que nos visitaram em dia de aniversário.



23 e 30 de Março de 2009 – Ensaio operata popular.
Participação do director e 12 elementos do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva nos ensaios para a opereta popular (ou do povo?), promovida pela Viana Festas e a AGFAM, a realizar-se no dia 2 de Maio, em Viana do Castelo, integrada nas comemorações dos 750 anos do município.

Sem comentários: