5 de Junho de 2010 – Actuação em Samonde, Sta Marta de Portuzelo.
A noite, actuação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, no Festival de Folclore integrado nas Festas de S. Tecla, em Samonde, Santa Marta de Portuzelo.
6 de Junho de 2010 – Actuação em Lisboa.
Participação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva no festival de folclore do V Encontro de Cultura Tradicional Minhota "O Minho em Lisboa", que decorreu na Praça da Figueira.
A anteceder o espectáculo etnográfico, os grupos participantes desfilaram pelas artérias da baixa, num momento de grande empatia com o público.
O nosso grupo teve a honra de ser convidado para representar Viana do Castelo nesta iniciativa, que pelo terceiro ano consecutivo, encheu a Baixa Lisboeta da alegria e vivacidade contagiantes das gentes do Minho.
Este é o maior evento de Cultura Tradicional Minhota que se realiza em território nacional fora do Minho. Contando com a presença de diversos agrupamentos folclóricos, Bandas de Música, Grupos de Concertinas e Cavaquinhos, a organização pretende trazer as danças, os cantares, a Etnografia e o Folclore, e as artes e saberes tradicionais do Alto e Baixo Minho português à Capital.
Para além dos espectáculos, a iniciativa contemplou a exposição de artesanato regional patente nas barracas colocadas na Praça da Figueira, registando-se a presença significativa do município de Viana do Castelo.
Este evento é uma organização do Grupo de Danças e Cantares Besclore, uma das vertentes culturais do Clube GBES, grupo sedeado em Lisboa e há muito dedicado ao estudo, promoção, representação e divulgação do Folclore e Etnografias minhotos no nosso país e além fronteiras.
19 de Junho de 2010 – Feirão.
Durante a manhã de sábado, o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva marcou presença em mais um feirão, realizado na Praça da República, em Viana do Castelo. Com o verão à porta, a cidade estava repleta de gente que ajudou a esgotar a nossa oferta gastronómica e a animar a sala de visitas da capital do Alto Minho.
24 de Junho de 2010 – Participação na apresentação do cartaz das festas d’Agonia.
À noite, o vice-presidente da direcção do Grecane, Manuel Alberto Couto, representou o Grupo Folclórico no jantar de apresentação do cartaz das festas d' Agonia, que decorreu em unidade de restauração, em Santa Marta de Portuzelo.
25 de Junho de 2010 – Jantar convívio.
Cerca de 130 pessoas participaram, na noite de sexta-feira, no jantar convívio do Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (Grecane), que decorreu no restaurante Ponte Neiva.
No cardápio pontificou o leitão à Bairrada, e para os que não apreciam o paladar do suíno, foi servido o bacalhau, também ele com reputação distinta, no serviço sempre atencioso desta casa.
O jantar foi o pretexto natural para este espaço de confraternização anual de todos os sócios, colaboradores e amigos, que quiseram e puderam estar presentes, contribuindo também para a angariação de fundos para o trabalho desta instituição.
Como é habitual nestas ocasiões, depois das sobremesas e entre café e os digestivos, o presidente da direcção agradeceu a presença e a colaboração de todos os presentes, bem como aqueles que, não podendo estar, se associaram à causa, com a sua generosidade e palavras de incentivo. Leu ainda a missiva enviada pelo presidente da junta de freguesia, ausente por motivos profissionais, que se fez representar pela Secretária, Celeste Cunha. No texto, teceu elogios ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grecane e exortou todos a colaborarem na dinamização cultural de Castelo do Neiva. Por último, usou da palavra, o presidente da assembleia de freguesia, Dr. Vasco Vilar, que enfatizou a importância e o papel precursor desta associação no desenvolvimento cultural da freguesia, relembrando a tónica que colocara no seu discurso de tomada de possa relativamente a este domínio. Finalizou a sua intervenção com palavras de reconhecimento público e de incentivo à acção desta colectividade.
26 de Junho de 2010 – Actuação em Ponte de Sor.
Logo pela manhã, os membros do Grupo Folclórico partiram para um longa jornada, que contemplou almoço com os farnéis partilhados, em Fátima, e culminou, no Alto Alentejo, com a participação no 31.º Festival Nacional de Folclore, que decorreu na noite de sábado, em Ponte de Sor.
Foi uma noite de glória para o nosso Grupo, com uma exibição que mereceu sentida aclamação da vasta audiência que assistiu a este espectáculo de elevada qualidade performativa.
27 de Junho de 2010 – 16 horas - Actuação na Meadela.
Pelas 16 horas, o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva abriu o festival de folclore integrado nas Festas de S. João, promovido pela Associação de Moradores da Cova, Meadela e que registou a presença de outros dois grupos de elevada reputação: o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.
27 de Junho de 2010 – 18 horas - Actuação em Subportela.
Ainda na tarde de domingo, o nosso Grupo participou no Festival de Folclore das Festas S. João Novo, em Subportela, terminando um fim-de-semana verdadeiramente frenético, que exigiu uma entrega absoluta de todos os seus elementos.


Sem comentários:
Enviar um comentário