segunda-feira, 15 de junho de 2009

Junho de 2009

No mês de Junho o Grecane desenvolveu as seguintes actividades associativas:

6 de Junho de 2009 – Actuação na Vila das Aves
O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva participou, no festival de folclore, promovido pelo Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado.

13 de Junho de 2009 – Feirão
Participação do Grupo Folclórico no Feirão, na Praça da República, promovido pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho e pela Câmara Municipal. Para além da oferta habitual de produtos agrícolas e da gastronomia regional, o Grupo participou na animação da sala de visitas da cidade, conjuntamente, com mais três grupos – dois galegos e um do concelho.
O grupo significativo de galegos de visita à cidade participou e aplaudiu entusiasticamente a prestação do nosso Grupo.
Esta iniciativa inseriu-se na Exposição sobre o Traje Tradicional Galego – O Traje de Muros (Corunha) e da Exposição Fotográfica MAR DE LUZ de Xurxo Lobato, patente no Museu do Traje.

A venda de produtos gastronómicos:


Animação:


Últimos acertos, antes da actuação:


Actuação:









Mas, antes disso é preciso ensaiar:


E muito transpirar:


19 de Junho de 2009 – Jantar convívio.
Na noite de sexta-feira, 140 pessoas juntaram-se à mesa, no Restaurante Alcazar, para o tradicional jantar convívio anual do Grecane. Este momento de convívio intergeracional serviu também de recolha de fundos para o funcionamento da associação. O cardápio, simples, teve os acepipes de entrada, o creme de legumes, um esplendoroso bacalhau com broa, seguido das sobremesas, café e digestivos.
Marcaram presença, associados, amigos, empresários, membros da junta e presidente da assembleia de freguesia e rev. pároco.
No final do repasto, o presidente da direcção agradeceu a todos a presença e a generosidade dos donativos, dando depois a palavra ao presidente da junta de freguesia e pároco que, em breves palavras saudaram os presentes e apelaram ao trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da terra.


A festa continuou até por volta das 2 horas, com animação musical e uns passos de dança, intercalados por momentos de descontracção, em que os mais resistentes tiveram oportunidade de exercitarem os seus dotes artísticos, ao som do Karaoke.


A nossa cantadeira



Os nossos tocadores (a esquerda o Sr. Julio da viola e a direita o Sr. Germano da concertina).

20 de Junho de 2009 – Actuação em Coruche
Participação no Festival de Folclore de Coruche, por ocasião do 44.º aniversário do Rancho Regional do Sorraia. Antes da actuação da noite, os elementos do Grupo tiveram oportunidade de conhecer, através de visita organizada, o Museu de Coruche, espaço de preservação e divulgação do património do concelho desta Vila Ribatejana.

Este agrupamento ribatejano, de excelsa qualidade, estará em Castelo do Neiva, em Agosto próximo, por ocasião das Festa de Nossa senhora dos Emigrantes.

23 de Junho de 2009 – Reunião
Participação do Vice-Presidente da Direcção, Manuel Alberto Couto, na reunião preparatória da Feira Medieval com a VianaFestas, no salão nobre da Câmara Municipal.

26, 27 e 28 de Junho de 2009 – Feira Medieval
Participação do Grupo Folclórico na Feira Medieval de Viana do Castelo, com a sua oferta gastronómica e de produtos agrícolas.
Este evento promovido pela VianaFestas, realizou-se, este ano, durante três dias e teve a particularidade de envolver os estabelecimentos comerciais na dinamização da feira bem como a de registar uma maior procura de outros comerciantes de fora do concelho, patentes nas bancas que ocuparam a Praça da República.
A vontade de querer fazer uma feira maior, relegou para artérias periféricas do casco histórico associações locais e profissionais do sector que se mostraram indignados com a organização. Foi o caso de uma empresária de Miranda do Douro, que foi remetida para uma ruam pouco frequentada e onde os licores e a sangria, que no ano anterior haviam feito sucesso na Praça, não encontraram desta feita, público suficiente que pagasse o investimento feito.
Durante os dias da feira várias foram as ofertas apresentadas, com os saberes e os sabores tradicionais à cabeça, passando pelo artesanato, falcoaria, jogos de época, mezinhas, procissões e ladainhas, música medieval.

Sem comentários: