2 de Maio de 2009 – Opereta Popular
O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva participou na opereta realizada na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, integrada nas comemorações dos 750 anos do município. "A Minha terra é Viana – Sons da Tradição" resultou num espectáculo vibrante que envolveu centenas de elementos dos grupos folclóricos do concelho, actuando em conjunto. Danças, poesia, pregões, cantigas, gaitas de foles e teatralizações da apanha do sargaço e do jogo do pau, representaram tradições do quotidiano vianense, transportando a assistência para uma época recuada no tempo. O espectáculo culminou com o Vira Geral.
.png)
9 de Maio de 2009 – Reportagem fotográfica
O Grupo Folclórico aproveitou o bom tempo primaveril para fazer um ensaio ao ar livre. Ao final da tarde de sábado, os seus elementos convergiram para o Monte do Castelo, junto da estátua de Nuno Álvares Pereira para aí aprimorar os aspectos técnicos das suas danças. Este foi o mote para uma reportagem fotográfica do Grupo realizada, graciosamente, pelo amigo José Félix da Costa neste local de elevada beleza paisagística, em jeito também, de tributo ao novo santo português. No final houve momento de convívio com um lanche partilhado.
.png)
9 de Maio de 2009 – BTT
A 6ªedição do Passeio Nocturno de BTT juntou 80 participantes desta modalidade desportiva, em Castelo do Neiva.
Ao final da tarde dos betetistas – uns mais regulares, outros mais esporádicos -, concentraram-se junto ao Centro Social e Paroquial, para as afinações de última hora e o aquecimento da praxe. Já com a luz crepuscular foi dada a partida para um itinerário, com cerca de 20 quilómetros de extensão, com passagem pelos diferentes lugares de Castelo do Neiva e com uma incursão até Chafé – Lordelo, Igreja, Areia, privilegiando, essencialmente, caminhos agrícolas e florestais destas localidades. Junto à igreja de Chafé foi servido um reforço alimentar aos participantes. Serviu também de pausa para reagrupamento e funcionou como momento de distensão e convívio. Depois das brincadeiras, fotografias para a posteridade e reparação de avarias, o pelotão compacto desceu até ao kartódromo e inflectiu em direcção ao Castelo. Por volta das 22h30 a prova estava finalizada.
No Centro social e Paroquial continuou o convívio entre participantes e acompanhantes que reconfortaram o estômago com uma ceia final, saboreando as sandes de porco no espeto, que desde a tarde, paulatinamente, havia sido preparado.
Esta prova desportiva, mais uma vez assumiu um de carácter não competitivo, permitindo, conciliara prática desportiva e o convívio entre todos os intervenientes.
A organização esteve a cargo do Grecane BTT "Os Cansados" e teve o apoio do INATEL, Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, da Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Neiva, que prestou apoio com três socorristas e uma ambulância e a Rádio Geice FM 90.8.
.png)
16 de Maio de 2009 – Feirão dia internacional dos museus
O Grupo Folclórico realizou mais um feirão, na Praça da República, em dia particularmente chuvoso, o que obrigou a recorrer ao espaço do rés-do-chão dos antigos Paços do Conselho. A venda dos produtos regionais prolongou-se até ao final da tarde.
A animação prevista para as 18 horas, junto ao Museu do Traje, acabou por não se realizar, devido ao mau tempo. As tasquinhas e actuação do nosso grupo estavam enquadradas na comemoração do Dia Internacional dos Museus.
31 de Maio de 2009 – Dia nacional do Folclore
Participação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva no Dia Nacional de Folclore, realizado, em Espinho. Esta iniciativa juntou mais de uma centena de agrupamentos folclóricos numa mostra da diversidade e riqueza da cultura popular do país. Culminou com uma cerimónia protocolar, na Praça do Município, onde estiveram presentes várias autoridades nacionais e internacionais, nomeadamente, o Presidente da Federação de Folclore, Fernando Ferreira, o Presidente da União Internacional das Federações dos Grupos de Folclore, Lillo Alessandro, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, José Mota, governador Civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão e o Ministro da Cultura, José António Ribeiro.
O presidente da Federação do Folclore Português aproveitou a ocasião para chamar à atenção das autoridades presentes do trabalho que os grupos/ranchos desenvolvem em prol da preservação do património identitário do país e das suas regiões, reclamando mais apoios e valorização desse trabalho. Seria o Ministro da Cultura, a acusar o toque e a apelar a todos os participantes para trabalharem em rede e exigirem dos governantes, sobretudo às autarquias locais, os apoios necessários ao seu trabalho persistente.
A finalizar. Os grupos participantes receberam diplomas (ouro, prata e bronze) e medalhas (ouro) para os seus elementos, como prova de apreço e gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura popular.
No sábado, à noite realizou-se a cerimónia da entrega do Óscar Mundial de Folclore, na Nave Polivalente de Espinho, onde a União Internacional de Federações de Grupos de Folclore resolveu atribuir 12 distinções a personalidades que apresentam trabalho meritório na defesa, salvaguarda e divulgação do património imaterial e etnográfico dos seus países.




.png)
.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário