quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Agosto de 2009

Durante o mês de Agosto as actividades desenvolvidas pelo Grecane foram as seguintes:

.

1 de Agosto de 2009 – Actuação em Vila de Lobão, Santa Maria da Feira.

Participação do grupo Folclórico de Castelo do Neiva no festival de folclore da Festa do Emigrante, na Vila de Lobão, Santa Maria da Feira.

.

9 de Agosto de 2009 – Nossa Senhora dos Emigrantes em Castelo do Neiva.

O Grupo Folclórico de Castelo do Neiva organizou e participou na tarde de folclore que encerrou as festas em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes, onde participou também o Rancho Regional do Sorraia (Ribatejo) que demonstrou, com garbo, a qualidade do seu folclore.

.

9 de Agosto de 2009 a noite – Actuação no festival de Paredes de Coura.

À noite o Grupo participou no festival folclórico das festas concelhias, em Paredes de Coura, que galvanizou os nossos elementos para uma exibição memorável, motivada pelas estrondosas ovações dos milhares de pessoas que assistiram ao evento.

.

13 de Agosto de 2009 – Reunião.

Participação do presidente da direcção e do director do Grupo Folclórico na reunião dos cabeças de lista PPD/PSD-CDS/PP às eleições autárquicas de Castelo do Neiva com as associações da freguesia, realizada no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva.

.

14 de Agosto de 2009 – Rádio Geice.

Participação do presidente da direcção na gravação do programa da Rádio Geice "Romarias de Viana do Castelo", dedicado às festas de Nossa Senhora de Guadalupe.

.

15 de Agosto de 2009 – Actuação em Chafé.

Participação do Grupo Folclórico no festival de folclore, integrado no programa das Festas de Nossa Senhora do Alívio, na noite dedicada ao Emigrante, em Chafé.

.

20 de Agosto de 2009 – Feirão das Festas d’Agonia.

Durante todo o dia o Grupo Folclórico participou no Feirão das Festas d'Agonia, promovido pela VianaFestas.

Em dia de procissão ao mar, além da oferta gastronómica, ao final da tarde, o nosso grupo proporcionou uma calorosa animação do espaço público, junto à biblioteca municipal.

.

20 de Agosto de 2009 a noite – Festival das Festas d’Agonia.

O grupo Folclórico tomou parte no festival de Folclore das Festas d'Agonia, realizado no palco da Praça da Liberdade e que foi antecedido do desfile dos grupos participantes ao longo da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

.

22 de Agosto de 2009 – Parada das Festas d’Agonia.

Participação da tocata do Grupo Folclórico na Parada das festas d' Agonia, junto ao carro do museu do traje, dedicado ao etnográfo vianense Amadeu Costa.

Nesta participação não programada, o Grupo fez questão de estar representado, pela consideração às pessoas da Comissão Festas responsáveis por este evento e tendo em conta o tributo à memória de Amadeu Costa.

.

De 27 a 30 de Agosto de 2009 – Festas de Nossa Senhora de Guadalupe.

Cumpriu-se a tradição, no último fim-de-semana de Agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora de Guadalupe foram o centro das atenções para todos os castelenses e para os forasteiros que nos visitaram. Na parte religiosa mereceram destaque, a majestosa procissão de velas, na noite de quinta-feira, que juntou um multidão de fiéis nesta manifestação pública de fé e devoção, no domingo, de manhã, a missa festiva e à tarde, a procissão com os andores, estandartes e figurantes, com a mensagem centrada no ano sacerdotal que a Igreja está a viver.
Paralelamente, os espectáculos de variedades, o cortejo etnográfico (parada), as bandas de música, a tarde de folclore e as sessões de fogo-de-artifício e de fogo preso procuraram atingir diversos públicos ao longo dos quatro dias de festa.

O Grupo de Bombos do GRECANE participou no cortejo etnográfico (parada).Como vem sendo habitual nos últimos anos, o Grecane marcou presença nas festas de Nossa Senhora de Guadalupe com uma tasquinha, que serviu de espaço de convívio bem como para retemperar forças aos muitos que nos honraram com a sua presença.
Entre um petisco e uma bebida, o calor do estio foi um bom pretexto para uma passagem por este espaço, cimentando amizades e reencontrando pessoas. A festa é isso mesmo – tempo de celebrar a vida! A good life!, como sintetizou um canadiano que há longos anos ia adiando a vinda a Portugal para conhecer a terra da esposa.

Um agradecimento público a todos os que nos quiseram ajudar, nomeadamente, aos que logística ou materialmente colaboraram: Sr. Domingos Pires e D. Maria da Conceição Costa, Sr. Abel Festa & Filhos Lda., Sr. Félix Rocha (Casa Rigor), Sr. Félix Rites, Sr. Manuel Mesquita (Pastelaria do Castelo), Sr. António e D. Joana (Taberna da Laurinda), Sr. Manuel Castro e Sr. Manuel Páris.

Aqui deixamos alguns instantâneos deste tempo de festa e alegria.

Sem comentários: