No mês de Dezembro, a actividade associativa foi a seguinte:
Campanha Monte do Castelo - Sorteio de Natal
Promovemos, uma vez mais, a "Campanha Monte do Castelo", destinada a ajudar famílias carenciadas da nossa freguesia. Para o efeito realizamos um sorteio de rifas que rendeu 550 euros, acrescido de um donativo de 50 euros, totalizando 600 euros de receita. Retirado os custos dos prémios, foi apurada a quantia de 420 euros que, foi canalizada para este objectivo de solidariedade social.
Agradecemos a todos os que colaboraram nesta iniciativa e aos elementos do Grupo que generosamente contribuíram para a venda das rifas, nomeadamente a Isabel Rei e a Jéssica Barbosa.
Da extracção realizada, no dia 25, na residência paroquial, no início das Janeiras, foram contemplados os seguintes números:
1.° Prémio - 1 Cabaz de Natal - N.° 072 (S. Paio de Antas)
2.° Prémio – 1 Bacalhau - N.° 096 (Amorosa)
3.° Prémio – 1 Presunto - N.° 075 (Castelo do Neiva)
19 de Dezembro de 2009 - Ceia de Natal
Em quadra natalícia, realizou-se a tradicional Ceia de Natal do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, contando com a presença dos seus elementos e da Escola de Folclore D. Olívia Rigor e colaboradores habituais dos feirões. Foi o derradeiro convívio do ano depois de uma temporada longa com muito trabalho à mistura.
20 de Dezembro de 2009 - Cinema
No âmbito das comemorações do 35° aniversário do Grecane, promovemos uma Sessão de Cinema, pelas 15 horas de Domingo, no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva. Nesta matiné foi projectado o filme "Quem quer ser bilionário?" (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle, película vencedora de 4 óscares da academia de Hollywood.
Conta uma história simples, de Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Bombaim, que está apenas a uma pergunta de ganhar os espantosos vinte milhões de rupias da versão indiana do concurso "Quem quer ser Milionário". A narrativa desenvolve-se em torno desta personagem que apanhada numa suspeita de fraude, confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou. A questão mais intrigante é a de saber o que está a fazer um rapaz sem dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas? Acaba por ser uma versão actual de Oliver Twist, num filme feito com baixo orçamento
25 de Dezembro de 2009 - Janeiras
No dia de Natal, pelas 17 horas, iniciámos o Cantar das Janeiras pela freguesia. A primeira casa visitada foi da do rev. Pároco, como vem sendo tradição. Apesar do tempo adverso, com dias de verdadeiro dilúvio e caminhos intransitáveis, a volta pela freguesia tem decorrido dentro do previsto, registando-se a habitua generosidade dos castelenses. Às portas que se abrem, às mesas que se oferecem, aos donativos que se dão, a todos aqui deixamos o nosso sentido agradecimento, tal como o cantamos:
"A todos agradecemos
do fundo do coração
Para o ano se Deus quiser ser
Os do Grecane aqui estão!"
MONTE DO CASTELO
O "Monte do Castelo" comemora este mês 35 anos de publicação, ininterrupta, com 421 números editados. É uma das publicações periódicas locais mais antigas do concelho de Viana do Castelo.
Por entre sonhos e dificuldades, um grupo de jovens, que à data da sua fundação, tinham pouco mais de 20 anos de idade, foi dinamizando o jornal que, paulatinamente foi crescendo. Com imperfeições e limitações de vária ordem foi amadurecendo. Ainda assim, sobreviveu às tentativas de silenciamento sempre que foi incómodo. Continuamos, hoje, a pugnar pela sua independência face aos poderes instituídos e a procurar honrar o seu estatuto editorial.
Até ao presente, teve sete directores e um núcleo de colaboradores relativamente restrito que tem oscilado ao longo dos anos. Desde 1993 que conta com a participação de Chafé e, no últimos ano, com o contributo do Agrupamento de Escolas da Foz do Neiva.
Gradualmente vamos enriquecendo a edição na Internet que, tem vindo a registar um aumento do número de visitantes a cada mês que passa. Só no último mês, foram cerca de mil pessoas que acederam à edição electrónica, em www.montedocastelo.net.
Continua, hoje, como no início, a ser feito sem profissionais, recorrendo ao voluntariado. É um trabalho feito noite dentro, às vezes até ao raiar da aurora, para que no primeiro ou segundo fim-de-semana de cada mês esteja nas mãos dos leitores. As tarefas são muitas: gestão da base de dados dos assinantes, processamento de textos, reportagens e entrevistas, edição – tratamento de textos e imagens, paginação, gravação de CD e impressão de acetatos para a tipografia, venda, etiquetagem, expedição. Tem custos, cada vez mais elevados. Os proveitos equilibram as contas, graças à generosidade de assinantes e anunciantes.
No início, as edições de quatro páginas custavam 2$50. Hoje com 16 a 18 páginas mantêm-se nos 75 cêntimos de euro. Já teve porte pago que permitia a expedição postal a custos reduzidos. Depois da abolição desta subvenção pelo governo, a expedição aumentou drasticamente, sobretudo para o estrangeiro.
Os que valorizam este esforço, continuam a pagar as suas assinaturas, a incentivar com donativos, publicidade e palavras de apreço. É por eles e pela promoção do desenvolvimento da terra onde vivemos que continuamos a levar Castelo do Neiva e Chafé aos quatro cantos do mundo.
No ano que agora começa, agradecemos a colaboração de todos: aos que criticam, aos que apoiam com a publicidade das suas empresas, aos que vendem, nos que compram, aos que assinam, aos que escrevem, aos que estiveram e aos que estão com este projecto. Para todos um bom ano de 2010. Longa vida ao jornal "Monte do Castelo"!


Sem comentários:
Enviar um comentário